segunda-feira, 19 de maio de 2014

Traçados Sonoros

Por Augusto Salles Schmitt

A exposição "Traçados Sonoros", do artista visual Renato Stegun, tem a proposta de mostrar e explorar metáforas entre o universo sonoro e visual: As obras da mostra tem relações entre estilos musicais e pictóricos, uma inspiração de linguagens e meios diferentes, trazendo uma tradução estilística sensível à diversos sentidos do homem.
O local da exposição é o Quadrante Galeria, uma galeria de arte em Campinas, interior de São Paulo. Apesar do tamanho reduzido da galeria as obras foram postas de maneira a convidar o observador a se tornar íntimo destes quadros, de entrar nas propostas das pinturas. No dia da abertura da exposição, dia 17/05, uma dupla de músicos estava no local tocando os diferentes estilos musicais contemplados na obra de Stegun, o que ampliou muito a experiência desta relação sonora-visual.

As obras de Stegun tem algumas variações estilísticas, como um plano de fundo completamente preenchido e causando um efeito de dimensão na tela, além de ter um trabalho na tela que dá um certo volume e forma elementos constituintes que parecem saltar da tela, como a Clave de Sol e notas musicais:
                                               O Saxofonista, 100 x 150 (cm) tela pintada em acrílica

O pintor utilizou diversos gêneros musicais de inspiração, mas sempre com uma representação gráfica do som e das notas, além de sempre presentes os traços de velocidade e movimentação dos músicos e da música em si, oferecendo um dinamismo e velocidade ao olhar das obras que se mesclou muito bem com a música presente no ambiente.

Das diferentes obras que estavam na exposição (6 telas pintadas em acrílica e 9 digigravuras com seus preços muito variados alcançando até R$ 1550,00) uma obra me chamou muito a atenção, devido as cores contrastantes e sem muita noção de profundidade, o movimento parece ainda mais congelado no tempo, como se estivesse parado a disposição de quem observa a obra:

                                                        Musik II, 150 x 100 (cm) digigravura                                                              Quanto: Gratuito
  Quando: 
   Data: 17 (abertura) a 27 de maio
   Horário: abertura – 11h; visitação - segunda a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 13h
  Onde: Quadrante Galeria. Rua Américo Brasiliense, 163, Cambuí - Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário