segunda-feira, 19 de maio de 2014

“Alex Flemming Pinturas - Caos”

Por Maria Clara Belloni
A mostra de Alex Flemming é baseada em sua série “Caos”. Residente em Berlim desde o início da década de 90, o artista tem uma presença marcante no cenário internacional e resolveu trazer um pouco de suas obras para o Brasil.
Trabalha nesta série desde 2005 e apresenta através dela sua intensidade e diversidade nas pinceladas aplicadas, surpreendendo com obras inovadoras e inusitadas.
Em “Caos”, os quadros são inspirados em fotografias tiradas pelo artista, retratando situações rotineiras de pessoas que de certa forma fizeram parte de seu dia – a – dia. Todas as pinturas são retratos, porém todos os retratos são “transparentes” se misturando com o fundo que invade a figura humana ali representada e deixando assim a pele inexistente. O fundo tem como características pinceladas de tinta prata metálica sobre uma base preta em tela. Devido ao grau das pinceladas, a mesma obra tem várias leituras de luz conforme a pessoa se move diante da tela, resultante dos brilhos metálicos.

O casamento (140 x 200 cm) 
O jogador de futebol (180 x 150 cm)
Alex Flamming pinta suas obras dessa maneira para retratar o vazio do ser humano e o caos em que se está inserido. Reflete o caos de onde o ser humano veio e para onde ele vai um dia. Ele não procura representar retratos convencionais, com foco no detalhe de expressões. Ele apenas delineia os contornos do rosto, braços e outras partes do corpo ali representadas.  “As pessoas são reconhecíveis, mas pode-se ver através delas. Uma espécie de antirretrato”, explica Flemming em uma entrevista. O artista diz também a respeito do nome da série que faz relação com o seu fundo marcante presente em todas as obras. “Esse fundo chamo de caótico e deu o nome à série. Metaforicamente, esse fundo representaria a morte, sempre presente em meus trabalhos”, diz o artista plástico.
Esta exposição é de pequeno porte, contendo apenas 13 quadros no local, e ganha espaço pela primeira vez na cidade, na Galeria Paralelo.  

Carlos e Adonis (150 x 220 cm)
A colecionadora de arte (130 x 130 cm) e O motoqueiro (130 x 130 cm)



Serviços da exposição:
Quanto: Gratuito
Quando: diariamente de 09/05 a 12/07
Horário: das 11:00 às 17:00
Onde: Galeria Paralelo – Rua Artur de Azevedo, 986, Pinheiros, São Paulo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário