quinta-feira, 24 de abril de 2014

Cheio de Vazio

Por Nathália Galeano

A exposição no Instituto Tomie Ohtake reúne cerda de 15 obras de duas artistas, Marcia de Moraes e Elaine Arruda, ambas trabalham a gravura e o desenho com suas particularidades e em grandes dimensões.

O Explorador ou a Boca, 2012
Grafite e lápis de cor sobre papel




Marcia de Moraes, faz suas obras apenas utilizando lápis de cor, sobre grande pedaços de papel, as cores são intensas, criando áreas que parecem resultar do escoamento de tintas, mas não é utilizado nenhum tipo de liquido na obra. São necessárias horas e horas de trabalho.













Paisagem suspensa
  Ponta seca sobre zinco





Elaine Arruda, utiliza martelos, formões, solda e outros instrumentos usualmente empregados na confecção de escadas e portões para trabalhar sobre amplas chapas metálicas, na própria metalúrgica. O processo seguinte consiste em transportar a chapa,então irregular, onde é soldada a uma máquina de calandragem para funcionar como matriz de uma gravura de grande formato, com cerda de um por dois metros. Segundo os curadores, esta operação implica, sobretudo, em saturar as possibilidades implícitas na profundidade do rasgo da ponta seca sobre a matriz de metal.




A exposição nos mostra maneiras diferentes de se fazer arte, com materiais diferentes e que criam uma sensação incrível. Podemos ver nas obras de Marcia de Moraes a sensação de tinta escorrendo, sendo que todo o trabalho é feito a lápis de cor. E nas obras de Elaine Arruda há rasgos, criando um relevo incrível.
Na exposição também tem um telão que mostra as artistas fazendo suas obras e contando um pouco mais sobre os detalhes de seus trabalhos.




Paisagem suspensa


O Suculento (díptico), 2013
A Invasão (tríptico), 2013
O desabamento (tríptico), 2013
Grafite e lápis de cor sobre papel
Sem título, 2010
Ponta seca sobre zinco
                                   
Serviços da exposição:
Quanto: Gratuito
Quando: 5 de abril a 4 de maio
Horário: das 11:00 às 20:00, de terça a domingo
Onde: Instituto Tomie Ohtake
Link:  http://www.institutotomieohtake.org.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário